No segundo dia do velório da Rainha Elizabeth II, aberto ao público de Londres deste quarta-feira (14), a espera para ver o caixão da monarca pode chegar a 30 horas. A fila de súditos percorre 5 quilômetros a partir do Palácio de Westminster. O público pode entrar no local até o sábado (17).
A expectativa da prefeitura de Londres é que mais de 400 mil pessoas participem da despedida fúnebre.
Na segunda-feira (19) um funeral de estado será realizado com a presença de diversos líderes mundiais, inclusive o presidente Jair Bolsonaro. Em seguida, Elizabeth II será enterrada no Castelo de Windsor, ao lado do marido, Phillip.
Nesta quinta-feira (15) a família real não participa do velório, o foco desse momento são as despedidas feitas pela população. O Rei Charles III, segundo o Palácio de Buckingham, está em casa “em um dia de reflexão”.
William e Kate, os príncipes de Gales, visitam Sandringham, no nordeste da Inglaterra para presenciar homenagens do público à rainha. A monarquia britânica adotou como estratégia que seus membros estejam nos mais diversos pontos do Reino Unido. O Rei visitou, após sua nomeação, a Irlanda do Norte e Escócia.
O dia 15 de setembro também é marcado pelo aniversário do príncipe Harry, que completa 38 anos. A imprensa britânica afirma que não devem ter comemorações, mas existem possibilidades de um jantar entre o aniversariante, a esposa, Meghan Markle, o irmão, William, e a cunhada, Kate, em um castelo que pertence à família.