Londres registra 250 roubos de celulares por dia em meio a aumento da violência

Falta de efetividade da ação policial e valorização dos aparelhos fazem com que um telefone celular seja roubado a cada seis minutos na capital inglesa

Da Redação com Felipe Kieling

O número de roubos de celulares em Londres tem aumentado de forma alarmante. De acordo com uma estatística, um aparelho é roubado na cidade a cada seis minutos. No total, são cerca de 250 aparelhos roubados por dia, ou mais de 90 mil por ano, que impactam a segurança pública local.

Sadiq Khan, prefeito da cidade, solicitou ajuda de empresas de telefonia e fabricantes de celulares para trabalharem em conjunto e encontrarem maneiras de combater esse tipo de crime.

Os aparelhos mais modernos podem custar mais de R$ 6 mil, tornando-os bastante lucrativos para os bandidos. Eles roubam e vendem no mercado paralelo, desmontando-os para vender suas peças ou até mesmo usando-os para roubar informações das vítimas.

A violência em Londres também tem aumentado nos últimos anos, como pode ser observado na rua Oxford, principal rua de comércio da Europa, onde nove pessoas foram presas após uma ação de bandidos que se organizaram pelas redes sociais para atacar lojas na região.

Apesar dos altos índices de violência, Londres ainda é considerada uma cidade relativamente segura, com taxa de homicídios menores do que as capitais brasileiras. As mortes mais frequentes ocorrem entre gangues, tornando pouco comum que alguém seja morto para roubar um celular.

Contudo, a falta de punição dos bandidos pela polícia também acaba incentivando a prática criminosa.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.