O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, anunciou nesta sexta-feira (1), que vai disponibilizar linhas de crédito emergencial para os lojistas do Brás afetados pelo incêndio que atingiu o Shopping 25 na última quarta-feira (30).
O valor total do auxílio será de R$ 100 milhões e será repassado aos comerciantes por meio do programa Desenvolve SP, que promove linha de crédito para micro, pequenos e médios negócios paulistas. Cada empresa poderá solicitar até R$ 300 mil.
O Shopping 25, na região central de São Paulo, ficou destruído após um incêndio de grandes proporções atingir o local com 200 lojas.
Os lojistas poderão acessar a linha de crédito a partir de segunda-feira (4).
Para a concessão do benefício, o governador explicou que será oferecida duas linhas de crédito. A primeira, de capital de giro, terá um prazo de 36 meses de pagamento, e a segunda, de investimento, de 60 meses.
Na categoria de giro, os beneficiados precisam apresentar notas fiscais que comprovem os gastos com equipamentos e outros itens devido ao incêndio, para receber o dinheiro e, após um ano, os comerciantes terão cinco anos para fazer o pagamento.
Tarcísio visitou hoje (1) o edifício atingido pelas chamas e depois se reuniu com o prefeito Ricardo Nunes, com o presidente da Federação dos Varejistas e Atacadistas do Brás (Fevabrás), Gustavo Dedivitis, e com o presidente da Associação de Lojistas do Brás (Alobrás), Fauze Yunes para debater medidas para ajudar na recuperação e pautar o turismo comercial no Brás.