A deputada Liz Truss foi nomeada nesta segunda-feira (05) como a nova primeira-ministra do Reino Unido e líder do Partido Conservador britânico. Ela venceu a disputa interna com mais de 81 mil votos contra pouco mais de 60 mil do ex-secretário do Tesouro Rishi Sunak.
Truss assume a posição dois meses após o atual primeiro ministro, Boris Johnson, renunciar ao cargo. Ele se envolveu em uma série de polêmicas durante a pandemia, participando de festas e reuniões mesmo durante o isolamento.
A conservadora tomará posse na terça-feira (06) e deve se encontrar com a Rainha Elizabeth II antes de ser empossada, como manda a tradição. A nova premiê já ocupou cargos de confiança no governo e esteve ao lado de Boris Johnson durante o período de crise do mandato dele.
O ex-chanceler Rishi Sunak chegou a ficar à frente de Truss nas primeiras rodadas de pesquisas internas. No entanto, na última rodada, divulgada na sexta-feira (02), a deputada se tornou favorita.
No discurso de vitória, Liz Truss agradeceu ao partido e fez uma homenagem a Boris Johnson: "Boris, você conseguiu o Brexit. Você esmagou Jeremy Corbyn, você lançou a vacina. E você enfrentou Vladimir Putin. Você foi admirado de Kyiv a Carlisle", afirmou.
No mesmo discurso, Truss fez suas primeiras promessas de governo: "Vou entregar um plano ousado para cortar impostos e crescer nossa economia. Vou responder à crise energética, lidando com as contas de energia das pessoas, mas também lidando com as questões de longo prazo que temos sobre o fornecimento de energia".
A líder do Partido do Conservador ficará no cargo até as eleições de 2024.