O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, deve se reunir com congressistas nesta terça-feira (03) para apresentar os textos do pacote de corte de gastos e tentar um esforço concentrado na Casa para aprovar as medidas.
Na segunda-feira (02) à noite o Governo Federal enviou ao Congresso a Proposta de Emenda à Constituição com as novas regras para abono salarial e outras medidas de corte de gastos.
O projeto de lei que inclui mudanças na previdência dos militares está pausado, e depende de novas negociações da equipe econômica com o Presidente Lula e com o Ministro da Defesa, José Múcio.
Na semana passada, a equipe do Ministério da Fazenda detalhou as medidas para contenção de despesas federais, com a ideia de equilibrar a relação entre gastos e arrecadação.
Após receberem os textos, as lideranças partidárias afirmaram que existe sim “boa vontade e otimismo” para aprovar as propostas ainda neste ano.
A proposta é para que haja uma economia de R$ 327 bilhões entre 2025 e 2030, e deste total, R$ 70 bilhões seriam concretizados nos próximos dois anos.
O Congresso tem só três semanas de trabalho antes do recesso para votar essas e outras medidas importantes, como o projeto que conclui a Lei de Diretrizes Orçamentárias.