O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), anunciou nesta terça-feira (11) que apresentou um projeto aos líderes para mudar o regimento interno da Casa.
A ideia de Lira é acelerar a avaliação das acusações no Conselho de Ética. O órgão teria até 72 horas para decidir após a denúncia ser apresentada pela Mesa Diretora.
O presidente da Câmara ainda quer adicionar outras duas punições no regimento: a suspensão temporária do deputado do plenário da Casa e a exclusão do político de comissões em que participa.
O anúncio ocorre após uma semana de brigas constantes na Câmara. André Janones (Avante-MG) discutiu de forma ríspida nos corredores da Câmara com Nikolas Ferreira (PL-MG) e Zé Trovão (PL-SC) após ter o processo sobre o caso de “rachadinha” no Conselho de Ética. Também na sessão, Guilherme Boulos (PSOL-SP), discutiu com Pablo Marçal (PRTB-SP).
O caso mais grave envolve Luisa Erundina (PSOL-SP). A deputada de 89 anos foi internada devido a um mal-estar após uma briga na Comissão dos Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial.