O Plenário da Câmara dos Deputados retomou no fim da tarde desta quinta-feira (6) a discussão da proposta de reforma do sistema tributário brasileiro. O parecer ao texto foi lido na quarta-feira (5) pelo relator, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB). Há uma disputa entre parlamentares que desejam terminar os trabalhos agora e outros que querem retomar a discussão em agosto.
Uma nova versão, diferente da apresentada ontem, deve ser lida hoje, incorporando acordos firmados com governadores, prefeitos e entidades que participaram das discussões ao longo das últimas semanas em Brasília.
Em entrevista coletiva nesta quinta-feira ao chegar à Câmara, Arthur Lira destacou que todos os acertos estão sendo feitos no texto. “Se algum ajuste precisar ser feito, será feito. Nosso interesse é aprovar uma reforma que está exigindo de todos o máximo de esforço e debate”, destacou.
A proposta atual de reforma tributária pretende fazer com que o modelo de tributos no Brasil seja mais transparente. Cinco impostos devem ser extintos. No lugar, serão criados dois: o IVA, sobre Bens e Serviços, e a CBS, Contribuição sobre Bens e Serviços.