O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), anunciou nesta terça-feira (29) o seu apoio à candidatura de Hugo Motta, deputado e líder do Republicanos-PB, na disputa pela presidência da Casa em 2025.
O pronunciamento foi realizado na Residência Oficial da Câmara, junto a outros líderes partidários do PP, Republicanos e MDB.
O anúncio de apoio era aguardado desde agosto deste ano, prazo estabelecido por Lira para definir quem apoiaria para sua sucessão.
"Depois de muito conversar e, sobretudo, de ouvir, estou convicto de que o candidato com maiores condições políticas de construir convergências no Parlamento é o deputado Hugo Motta, nome que demonstrou capacidade de aliar polos aparentemente antagônicos com diálogo, leveza e altivez", destacou o presidente da Casa.
Outro deputado cotado para a disputa era Elmar Nascimento (União-BA), favorito de Lira, mas que não teve apoio expressivo dos demais parlamentares.
O Republicanos lançou a candidatura de Hugo Motta em uma cerimônia que contou com a presença do presidente da sigla, Marcos Pereira (SP).
A eleição para a presidência da Câmara está marcada para fevereiro de 2025.
APOIO DOS PARTIDOS
Com o apoio do presidente da Câmara, Arthur Lira, e possivelmente do PP, o partido espera receber o apoio de outras legendas.
O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, líder da sigla com maior bancada na Câmara, com 92 deputados, condicionou apoio ao candidato que se comprometesse com a PEC da Anistia.
O projeto visa perdoar multa de partidos políticos que não cumpriram as cotas de gênero e raça nas eleições anteriores. Segundo Lira, a proposta ainda será debatida pela Câmara em uma comissão especial.