Líderes do G20 aprovam declaração final da Cúpula

Aprovação do texto ocorreu ainda no primeiro dia do encontro

Rádio BandNews FM

Líderes do G20 publicam declaração final da Cúpula do grupo
Reprodução/G20 Brasil

A plenária do G20 divulgou, nesta segunda-feira (18), a declaração final da Cúpula de Líderes. A aprovação do texto ocorreu ainda no primeiro dia da cúpula, o que geralmente só acontece no segundo dia.

Os líderes se reuniram no Rio de Janeiro para discutir os desafios e crises globais e promover essas ações priorizando os princípios de um crescimento forte, sustentável, equilibrado e inclusivo.

A Declaração de Líderes estabelece ações em direção a resultados concretos, com base nas prioridades da presidência brasileira do G20. São citados inclusão social e combate à fome e à pobreza, desenvolvimento sustentável, transições energéticas e ação climática e reforma das instituições de governança global.

"Na cidade que é o berço da Agenda de Desenvolvimento Sustentável [Rio de Janeiro], os líderes reafirmaram o compromisso de construir um mundo justo e um planeta sustentável, priorizando o combate às desigualdades em todas as suas dimensões, sem deixar ninguém para trás”, afirma o texto.

Além dessa definição, o documento contou com citações das conquistas do governo brasileiro em 2024, como Aliança Global contra a Fome e a Pobreza e o Chamado à Ação para Reforma da Governança Global. Somado a isso, a declaração menciona equidade de gênero e um cessar-fogo na Faixa de Gaza, apelando por uma solução de dois Estados para o conflito entre Israel e o Hamas. O grupo também cita os esforços para fortalecer a Assembleia Geral e o Conselho de Segurança da ONU.

Tópicos relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.