A plenária do G20 divulgou, nesta segunda-feira (18), a declaração final da Cúpula de Líderes. A aprovação do texto ocorreu ainda no primeiro dia da cúpula, o que geralmente só acontece no segundo dia.
Os líderes se reuniram no Rio de Janeiro para discutir os desafios e crises globais e promover essas ações priorizando os princípios de um crescimento forte, sustentável, equilibrado e inclusivo.
A Declaração de Líderes estabelece ações em direção a resultados concretos, com base nas prioridades da presidência brasileira do G20. São citados inclusão social e combate à fome e à pobreza, desenvolvimento sustentável, transições energéticas e ação climática e reforma das instituições de governança global.
"Na cidade que é o berço da Agenda de Desenvolvimento Sustentável [Rio de Janeiro], os líderes reafirmaram o compromisso de construir um mundo justo e um planeta sustentável, priorizando o combate às desigualdades em todas as suas dimensões, sem deixar ninguém para trás”, afirma o texto.
Além dessa definição, o documento contou com citações das conquistas do governo brasileiro em 2024, como Aliança Global contra a Fome e a Pobreza e o Chamado à Ação para Reforma da Governança Global. Somado a isso, a declaração menciona equidade de gênero e um cessar-fogo na Faixa de Gaza, apelando por uma solução de dois Estados para o conflito entre Israel e o Hamas. O grupo também cita os esforços para fortalecer a Assembleia Geral e o Conselho de Segurança da ONU.