A justiça dos Estados Unidos condenou o fundador de um grupo de extrema-direita a 18 anos de prisão pelo ataque ao Capitólio, em 6 de janeiro de 2021. A decisão foi tomada nesta quinta-feira (25).
A pena de Stewart Rhodes, fundador da milícia Oath Kepers, é a mais longa entre a de todos os condenados pelo ataque ao Capitólio. Até então, a sentença mais dura era de 14 anos de prisão, dada a um homem na Pensilvânia que atacou a polícia durante o tumulto.
Os promotores pediram uma pena ainda maior, de 25 anos, para Rhodes. Ao anunciar a sentença, o juiz do caso, Amit Mehta, disse que o réu “representa uma ameaça contínua e um perigo para este país”. A declaração foi feita depois que o acusado alegou ser um preso político, o que foi rebatido pelo magistrado.
Rhodes serviu o exército dos EUA. Após isso, se tornou advogado formado em Yale.
Mais de mil pessoas foram presas por participação no ataque ao Capitólio. A maioria enfrenta acusações por entrar ilegalmente ou causar danos à propriedade, mas cerca de 350 foram acusadas de agressão a agentes da ordem ou resistência à prisão, e mais de 50 por crimes graves de conspiração.