Uma aeronave na Força Aérea Brasileira (FAB) decola nesta quarta-feira (02) rumo ao Líbano para repatriar um grupo de brasileiros após a escalada do conflito entre Israel e o grupo Hezbollah.
O avião KC-30 saíra da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, com destino ao aeroporto de Beirute, capital do Líbano. O voo fará escalas na cidade de Lisboa, em Portugal, na ida e na volta para reabastecimento. O horário ainda será confirmado.
Segundo a FAB, a equipe será composta por tripulantes operacionais do avião e militares da saúde, incluindo médico, enfermeiro e psicólogo.
A aeronave foi usada várias vezes nos voos humanitários na zonas de conflito em Israel e em Gaza desde o início da crise Oriente Médio, em outubro de 2023.
Neste momento, a expectativa é que ao menos 220 pessoas sejam repatriadas. Atualmente, cerca de 21 mil brasileiros vivem no Líbano, segundo o governo federal.
Na última semana, os bombardeios israelenses causaram a morte de dois adolescentes brasileiros que viviam no país: Mirna Raef Nasser, de 16 anos, e Ali Kamal Abdallah, de 15 anos.