Lewandowski foca na segurança pública em posse como novo ministro da Justiça

Enquanto o ex-magistrado segue para o governo Lula, o ex-chefe da Justiça Flávio Dino é nomeado ministro do STF

Rádio BandNews FM

Ricardo Lewandowski toma posse como ministro da Justiça
Reprodução/BandNews TV

O ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandowski assumiu oficialmente o comando do Ministério da Justiça e Segurança Pública nesta quinta-feira (01). Ele substitui Flávio Dino, que seguirá para o STF, indicado pelo presidente Lula.

A nomeação de Dino foi publicada no Diário Oficial da União, mas ele só tomará posse na Corte em 22 de fevereiro. Durante a cerimônia, Lewandowski disse que está alinhado com Dino: “os nossos objetivos e nossas metas são exatamente coincidentes".

O ex-magistrado destacou que a área da segurança pública será a prioridade da gestão. Segundo ele, o combate ao crime organizado não depende só da repressão policial, nem está relacionada ao aumento de penas aos bandidos. Para Lewandowski, é preciso “superar apartheid social” vivido por milhões de brasileiros.

Ricardo Lewandowski foi nomeado ao Supremo por Lula em 2006 e ficou no cargo por 17 anos. Ele se aposentou em 11 de abril de 2023, um mês antes de completar 75 anos, quando seria aposentado compulsoriamente.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.