Leitos de UTI para Covid-19 estão fora da zona de alerta em todos os estados

Pesquisadores atribuem o quadro ao avanço da vacinação no País

BandNewsFM

Os pesquisadores atribuem o resultado ao avanço da vacinação no País Foto: Kai Pfaffenbach/Reuters
Os pesquisadores atribuem o resultado ao avanço da vacinação no País
Foto: Kai Pfaffenbach/Reuters

Pela primeira vez, desde julho de 2020, as taxas de ocupação de leitos de UTI para Síndromes Respiratórias Agudas Graves e Covid-19 no SUS aparece totalmente em verde no mapa de monitoramento do Observatório da Fiocruz, divulgado nesta sexta feira (25).

A cor da esperança sinaliza um cenário de otimismo, com taxas inferiores a 60%, o que significa que todos os estados brasileiros e o Distrito Federal estão fora da zona de alerta. O boletim expõe os dados entre 6 e 19 de março.

Os pesquisadores atribuem o resultado ao avanço da vacinação no País. Os dados atuais mostram que 82% da população brasileira tomou a primeira dose, 74% tomaram duas doses e 34% se imunizaram com a dose de reforço.

Os pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz pontuam que o controle da pandemia não está concentrado em uma única medida, como a vacinação, mas numa série de providências e recomendações. Eles reforçam que a circulação de pessoas nas ruas e o abandono do uso de máscaras podem criar situações que favoreçam uma maior circulação do vírus.