O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, pede desculpas pela fala, em entrevista à BandNews FM realizada nesta terça-feira (14), afirmando que as doações ao estado poderiam impactar na reconstrução do comércio local.
Em um vídeo publicado nas redes sociais nesta quarta (15), ele agradece a todos pela mobilização e disse que, em nenhum momento, teve a intenção de desprezar ou de inibir que os donativos cheguem até a região.
“São todas doações muito importantes e bem-vindas. Peço que entendam que, entre tantas preocupações que a tragédia nos traz, tem também a situação dos pequenos comerciantes, que perderam tudo, e também daqueles que não perderam”, ressalta Leite.
O governador ressalta que, ao falar sobre, ele diz ter se equivocado, misturando a economia com as questões das doações e que o impacto no comércio vai ser “preocupação para outro momento”.
“Nosso desafio, enquanto governo, é o de lidar com essa logística em relação às inúmeras doações, fazendo com que elas cheguem até quem mais precisa e também de encontrar mecanismos para ajudar os comerciantes locais a se reerguerem”, complementa.
Ele ainda pede para que a população compreenda que as últimas semanas tem sido difíceis para todos e que “ninguém está livre de errar”: “Meus mais sinceros pedidos de desculpas e vamos focar no que mais importa”, conclui.