Lei que dificulta concessão de cidadania italiana já está valendo

Medida visa combater a 'comercialização de passaportes italianos'

Rádio BandNews FM

Lei que dificulta concessão de cidadania italiana já está valendo
Itália endurece regras para conseguir cidadania; veja o que mudou
Reprodução/ Jornal da Band

As restrições nos critérios sobre quem tem direito à cidadania na Itália entraram em vigor neste sábado (29). As alterações foram aprovadas pelo Conselho de Ministros Italianos. A reforma na lei que permite a concessão de cidadania por direito de sangue terá pelo menos mais duas fases, além da mudança que restringe o benefício apenas a filhos e netos de cidadãos nascidos na Itália.

O governo divulgou as regras dos parâmetros nesta sexta-feira (28). De acordo com o comunicado, em uma segunda fase da reforma, serão realizadas modificações substanciais adicionais à legislação sobre cidadania. Esses direitos e deveres não foram especificados.

De acordo com o chefe de Diplomacia Italiana, Antonio Tajani, o princípio do direito à cidadania por sangue não será abolido e aqueles que possuem descendentes, sendo pai, mãe, avô ou avó, ainda poderão obter a nacionalidade italiana, mas que serão estabelecidos limites precisos. “Especialmente para evitar abusos ou a 'comercialização' dos passaportes italianos. A nacionalidade deve ser uma coisa séria", acrescentou.

A reforma será completada por um segundo projeto que também revisará os procedimentos para o reconhecimento da cidadania. Nesta etapa, os residentes no exterior não se dirigirão mais aos consulados, mas a um escritório especial centralizado no Ministério das Relações Exteriores.

Tópicos relacionados