Lana: Haddad se cala sobre os memes de 'Taxad', mas ganhou enorme exposição

Colunista analisou o movimento que se iniciou nas redes de substituir o nome do Fernando Haddad para 'Taxad', no lugar de títulos de filmes; ministro passou a ser criticado pelo aumento de impostos

A colunista Lana Canepa, da BandNews FM, analisou nesta sexta-feira (19) a onda de memes que tomou conta das redes sociais envolvendo o ministro Fernando Haddad, da Fazenda. Nas brincadeiras, usuários passaram a chamar o político de 'Taxad', por conta do aumento de impostos, e colocaram o apelido nos títulos de filmes.

Para a colunista, a disseminação dos memes acontece "numa velocidade impressionante". "Já tem especialista dizendo que não é ataque coordenada, o pessoal da direita já está querendo assumir a autoria pelo ataque", disse.

A jornalista também considerou que, em contrapartida, Haddad ganhou visibilidade com a questão. "Fato é que o meme 'Taxad' já está circulando na timeline de todos nós. [...] É uma tentativa muito clara de colar na imagem do ministro de que o governo só quer aumentar imposto. A resposta veio ontem, R$ 15 bilhões. Vamos ver como isso vai funcionar na prática, e também no ano que vem. Os cortes mais difíceis, o governo tem dificuldades de assumir", analisou.

De acordo com apurações de Canepa, o ministro Fernando Haddad silenciou sobre o assunto. "Não está chateado, não disse nada. Não pretende fazer nenhum comentário, falta até tempo para se preocupar com isso", completou. Segundo membros do ministério, a equipe econômica acompanha com bom humor.  

"Vi um cientista político falando, o Renato Dolci, que [a menção ao ministro Fernando Haddad nas mídias sociais] foi de dois milhões para nove milhões, nessa semana, com uso de imagem. É um tsunami. A gente tem que olhar de perto esse fenômeno, porque a política também está sendo feita nesse novo espaço a muito tempo. Fato é que a cara dele está aparecendo em vários lugares", finalizou.

Tópicos relacionados