Lana Canepa: "Rodízio de ministros" vai acompanhar incêndios no Pantanal

Governo vai implementar no MS mesmo processo usado nas enchentes do Rio Grande do Sul

BandNews FM

O governo pretende realizar um “rodízio de ministros” para acompanhar a situação dos incêndios que afetam a região do Pantanal no Mato Grosso do Sul. 

A informação foi divulgada nesta terça-feira (25) pela Ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, para a colunista de política da BandNews FM Lana Canepa. 

“Ela me disse que os ministros do governo, como acontece no caso do Rio Grande do Sul, vão fazer um rodízio para estar lá toda a semana em Mato Grosso do Sul, para acompanhar de perto essa situação”, disse Lana Canepa. 

O Estado do Rio Grande do Sul está sob decreto de situação de emergência devido aos incêndios que destroem fauna e flora no Pantanal. 

Na segunda (24), após uma reunião realizada pela sala de situação de crise criada para monitorar os incêndios, composta por 19 ministérios, ficou definido que o governo federal vai enviar uma força-tarefa para Corumbá, conhecida como capital do Pantanal.

Segundo a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, o maior problema é ação humana, já que 85% dos incêndios estão dentro de propriedades particulares. A ministra do Planejamento, Simone Tebet, disse que R$ 100 milhões serão usados no combate, mas que não há orçamento que dê conta da falta da consciência da população.

“É um novo Rio Grande do Sul, como disse a ministra Marina Silva no começo do mês. O que está acontecendo em Mato Grosso do Sul é mais um episódio de fenômeno climático extremo, que afeta muito a vida das pessoas e que vai gerar prejuízos”, analisou Lana. 

A preocupação maior do governo é que o pico de incêndios é só em agosto, mas, mesmo assim, já são 2,5 mil focos de incêndio no Brasil em junho, contra 500 no mesmo período no ano passado. 

“Eles estão preocupados com o que vem por aí para a Amazônia. Porque também tem a previsão de que esse ano vai ter um número recorde de focos de incêndio. A quantidade de pessoas e e animais, como isso tem impacto no meio ambiente... Os danos estão sendo calculados, e o governo pretende agir para evitar mais”, comentou Lana Canepa. 

Tópicos relacionados