Lana Canepa: Bolsonaro não vai desistir de lutar contra inelegibilidade

Analista conta que ação contra a decisão no TSE é vista até como positiva para a construção de um sucessor político para o ex-presidente

BandNews FM

A analista Lana Canepa, da BandNews FM, afirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não vai desistir de lutar na Justiça contra a decisão do TSE de torná-lo inelegível. 

O ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE, rejeitou na última sexta-feira (24), o recurso feito pelo ex-presidente e o seu vice nas eleições de 2022, no processo que o tornou inelegível até 2030 por supostamente ter feito campanha eleitoral as comemorações do Bicentenário da Independência, em Brasília e no Rio de Janeiro. A decisão só foi divulgada no último domingo (26)

“A gente sabe que não acabou. A defesa de Jair Bolsonaro não vai desistir de lutar contra essa inelegibilidade”, disse Lana Canepa. 

O presidente também foi condenado em uma outra ação no TSE. Essa envolvendo a reunião com os embaixadores estrangeiros que questionou a segurança das urnas eletrônicas. 

A esperança de Bolsonaro agora é um recurso no Supremo Tribunal Federal. Canepa ressaltou como a situação é desconfortável para Bolsonaro, já que o STF foi um dos principais alvos do ex-presidente durante o seu mandato. 

A analista destaca que é difícil que a decisão seja alterada no Supremo, já que três membros da Corte também atuam no TSE. Para Ana, a tentativa de recurso tem como objetivo reforçar a tese de que o ex-presidente é perseguido, reforçando o capital político de quem ele apontar como seu sucessor na campanha de 2026. 

“Esse tipo de iniciativa na esfera jurídica é muito bem quista pelos apoiadores, para mostrar essa força, para mostrar essa resistência, que essa tentativa de continuar lutando por uma possibilidade de disputar as eleições mesmo sabendo que as chances são muito pequenas. Nessa altura do campeonato. E aí usar esse holofote para construir um herdeiro político”, explicou Canepa.

Tópicos relacionados