Kit de joias de Bolsonaro foi colocado em site de leilão, diz PF

Operação fez buscas contra militares ligados ao ex-presidente suspeitos de vender presentes recebidos de delegações estrangeiras

Rádio BandNews FM

Kit de joias de Bolsonaro foi colocado em site de leilão, diz PF
Joias de Bolsonaro em site de leilão
Foto: Reprodução/Polícia Federal

A Polícia Federal encontrou em um site de leilões um dos kits de joias masculinas recebidas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro do governo da Arábia Saudita, divulgou a Polícia Federal nesta sexta-feira (11). As informações fazem parte da mesma investigação que deu origem à operação realizada pela PF contra pessoas próximas ao ex-presidente Jair Bolsonaro suspeitas de tentar ou mesmo que conseguiram vender presentes recebidos por representantes do governo em viagens oficiais.

Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão em Brasília, São Paulo e Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro.

Na investigação, a PF identificou que o número de série do relógio anunciado na plataforma de leilões é o mesmo registrado no acervo privado do presidente da República e que artigos foram desviados de forma ilegal do acervo oficial.

De acordo com um relatório divulgado nesta sexta (11), o kit de joias foi recebido em outubro de 2021 pelo então ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, após viagem à Arábia Saúdita.

O conjunto da marca Chopard contém uma caneta, um anel, um par de abotoaduras, um rosário árabe (conhecido, na cultura local, com o nome Masbaha) e um relógio.

O relatório embasou a operação “Lucas 12:2”, deflagrada nesta sexta-feira (11). O foco da investigação é o destino de presentes de delegações estrangeiras ao Brasil.

Os principais alvos da operação foram o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, tenente-coronel Mauro Barbosa Cid, e o pai dele, o general do Exército Mauro César Lourena Cid. A ação também mirou o atual ajudante de ordens de Bolsonaro, o tenente Osmar Crivelatti, além do advogado Frederick Wassef, que já defendeu Bolsonaro e familiares.