Kieling: Na Alemanha, extrema-direita vence eleição pela 1ª vez desde a Segunda Guerra

A AfD venceu um pleito regional, no leste alemão; para governar, partido deveria realizar uma coalizão, mas acordo entre legendas para não negociar com a extrema-direita pode inviabilizar o novo governo

O colunista Felipe Kieling, da BandNews FM, informou durante a manhã desta segunda-feira (2) que o partido de extrema-direita AfD - Alternative für Deutschland, ou Alternativa para a Alemanha, na tradução livre - venceu uma eleição regional.  

A vitória ocorreu no leste da Alemanha, na região de Thuringia, numa região mais pobre do país e onde há parlamentos regionais. De acordo com informações de boca de urna a AfD teve mais de 30% dos votos.

Ou seja, para governar ou ter uma maioria do parlamento regional, seria necessário formar uma coalizão. A ação, no entanto, não deverá acontecer.

"Existe um acordo ente outros partidos, na Alemanha, de ninguém fazer uma coalizão com a AfD, para impedir que a extrema-direita tenha controle de qualquer parlamento", disse Kieling.

De acordo com o correspondente, a extrema-esquerda, que tem um partido recente na Alemanha, ficou na terceira colocação no número de votos. Em segundo lugar, ficou a sigla da ex-chanceler da Alemanha, Angela Merkel.

"Na Alemanha, você tem uma coalizão de partidos que dominam o país. Essas siglas foram muito mal nessa região. [...] Mostra a insatisfação, nessa área da Alemanha, com o atual governo, com as siglas de coalizão", completou.

Tópicos relacionados