Uma pesquisa realizada pelo jornal britânico The Guardian revelou que 80% dos principais especialistas em mudanças climáticas e aquecimento global - que também integram o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas - acreditam que a temperatura do planeta deverá ultrapassar a meta estabelecida pelo acordo climático de Paris.
De acordo com o correspondente Felipe Kieling, da BandNews FM, é consenso entre especialistas que o planeta deve aquecer ao menos 2,5°C neste século, enquanto o acordo estabeleceu a meta de 1,5°C. Alguns cientistas, inclusive, afirmam que é possível que o aquecimento global possa atingir a marca de 3°C. Apenas nos últimos quatro anos, já houve um acréscimo de pouco mais de 1°.
Os efeitos desse aquecimento já podem ser sentidos, como mostram alguns exemplos recentes. Enchente recente na Líbia matou mais de 5 mil pessoas, incêndios nos Estados Unidos, Europa e Havaí devastaram as principais regiões do país.
Enquanto os principais cientistas do mundo alertam sobre a necessidade de haver um esforço global para que as emissões de gases de efeito estufa possam ser zeradas, as principais economias do mundo caminham na contramão dos interesses ambientais: quase 70% da produção de energia da China vem do carvão, e 60% da Índia vem de combustíveis fósseis. É esperado que a meta do acordo climático de Paris deve ser alcançada por volta de 2030 a 2040.