A Justiça Eleitoral apresenta, em Manaus, o novo modelo de urna eletrônica que será usada nas eleições do ano que vem.
O equipamento foi exibido nesta segunda-feira (13) durante visita do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luis Roberto Barroso, a uma fábrica de urnas eletrônicas.
A empresa Positivo Tecnologia, no Polo Industrial de Manaus (PIM), venceu a licitação e produzirá duzentas e vinte e cinco mil urnas Modelo 2020. Ao total, serão usadas mais de quinhentas mil urnas no pleito eleitoral.
Segundo Barroso, o novo modelo segue rigorosos padrões de segurança, é mais moderno e tem mais requisitos de acessibilidade.
Embora as placas-mãe sejam fabricadas em Manaus, a montagem final das urnas ocorre em Ilhéus, na Bahia, por uma questão de logística de distribuição.
O TSE espera receber os equipamentos prontos até maio de 2022. O ministro Mauro Campbell que também esteve em Manaus, ressaltou o empenho da produção do Polo Industrial.
Ainda conforme o TSE, as urnas Modelo 2020 permitirão maior rapidez na identificação do eleitorado, isso porque o terminal do mesário terá tela totalmente gráfica, sem teclado físico, e superfície sensível ao toque.
Assim, enquanto uma pessoa vota, outra poderá ser identificada pelo mesário, o que aumenta o número de eleitores por seção e diminui eventuais filas.