A colunista Juliana Rosa, da BandNews FM, comentou durante a manhã desta quarta-feira (9) sobre os dados da economia divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) do comércio brasileiro.
Segundo o órgão, houve estabilidade no setor e o comércio varejista registrou 0,0% no mês de junho em comparação com maio deste ano.
No entanto, no acumulado no primeiro semestre de 2023 houve uma alta de 1,3% com relação ao mesmo período no ano anterior.
Juliana afirmou que "não é possível comemorar um dado de 0%", mas pontuou que o cenário é melhor que o esperado já que as previsões médias apontavam para um resultado negativo.
"É um segmento que vem sofrendo com a dificuldade do juro alto. Vemos que a expectativa, do próprio comércio, é que a situação fique devagar. A queda de juros vai ajudar, mas não é algo rápido."
É esperado que, neste segundo semestre, setores que dependem do crédito e de um arrefecimento nos juros tenham uma performance melhor, já que iniciou-se no início deste mês o ciclo de queda de juros da taxa Selic, pelo Banco Central.