UOL - O melhor conteúdo

Juliana Rosa: Tarifas recíprocas dos EUA podem causar preocupante 'estagflação'

Colunista analisou os rumos da economia norte-americana após a implementação das 'tarifas recíprocas'; Banco Central dos EUA já projetam um crescimento menos com inflação maior

A colunista Juliana Rosa, da BandNews FM, analisou durante a manhã desta segunda-feira (31) a implementação das 'tarifas recíprocas' pelo governo de Donald Trump, nos Estados Unidos. As novas tarifas deverão entrar em vigor nesta semana.

Segundo a analista, trata-se de um cenário de incertezas, tanto na economia norte-americana, quanto na doméstica. Com as novas tarifas, os EUA podem entrar num preocupante cenário de 'estagflação'.

Recentemente, o Banco Central norte-americano projetou para este ano um crescimento menor, com inflação maior. O risco da maior economia do mundo ter um crescimento lento e gradual, com uma inflação persistentemente alta causa preocupações globais.

"Olhando para os Estados Unidos, não tem muito o que se fazer. A gente depende do que eles farão, vamos sentir aqui, obviamente, os efeitos dessa política. É importante chamar a atenção para o fato de que, dentro de um ambiente de tanta incerteza internacional, a gente, aqui dentro de casa, não está fazendo o dever de casa para manter o ambiente mais calmo ou atrair investimentos", disse.

Tópicos relacionados

Aceitar cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Aceitar