Juliana Rosa: Promessa de cortes de gastos de Haddad esbarra nas vontades de Lula

Colunista falou sobre a guinada no discurso do ministro da Fazenda, que passou a adotar um posicionamento de diminuição dos gastos públicos; ações pode ruir caso o presidente não as aceite

A colunista Juliana Rosa, da BandNews FM, analisou durante a manhã desta quarta-feira (16) as recentes declarações do ministro Fernando Haddad, da Fazenda, sobre possíveis novos cortes nos gastos do governo federal.

Recentemente, Haddad conversou com a também colunista da BandNews FM, Mônica Bergamo, e pontuou que a fase de busca por receitas já passou, e que o governo federal foca em encontrar possíveis cortes nas despesas.

"Ele falou que sabe que é preciso entregar essa melhora nas contas públicas, porque se não o Brasil não vai crescer, e sem crescimento, não tem programa social que se sustente. A questão é 'convencer os russos'", disse Rosa.

A especialista pontuou que há uma desconfiança em fazer com que o Planalto consiga definir e cortar despesas no orçamento público.

"Estruturalmente, se não mexer nas regras [fiscais], para o ano que vem, o desafio vai ser maior ainda. Para 2026, maior ainda. Vai crescer o volume de gastos. Se não tiver uma mudança de regra estrutural, não tem como sustentar a regra fiscal - o arcabouço", afirmou.

Juliana também disse que o atual andamento do ritmo de gastos públicos causa uma "perda de credibilidade" do Brasil, que pode encarecer empréstimos. "Quem planta vento, colhe tempestade", pontuou.

Tópicos relacionados