A colunista Juliana Rosa, da BandNews FM, analisou durante a manhã desta quarta-feira (4) os mais recentes dados econômicos brasileiros. Hoje, houve a divulgação da Pesquisa Industrial Mensal Brasil (PIM Brasil) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
No mês de outubro, a produção industrial nacional registrou uma queda de 0,2%. No entanto, a diminuição não foi suficiente para impactar o forte crescimento industrial acumulado no ano, que já ultrapassa os 3%.
"Já tem mais de 10 anos que a indústria não tem um crescimento tão robusto no PIB brasileiro. Quando se tem um resultado que se mostra estável, mas comparando com uma base alta, o nível de produção da indústria está bastante elevado", disse.
De acordo com a especialista, era esperado que o resultado do mês de outubro fossem próximo do zero, ou seja, numa estabilidade. Houve uma piora, mas que não tira a importância da recuperação.
No quatro trimestre, os dados devem se mostrar menores que em comparação ao terceiro trimestre. No entanto, o número será menor porque a base de comparação será alta - com um forte crescimento de produção.
"A economia está indo muito bem, cresce de maneira forte, e a grande discussão é que a inflação está subindo. Com a inflação alta, isso exige juros mais altos. Isso tende a limitar o consumo nos próximos meses", analisou.