Juliana Rosa: Preço do petróleo dispara com conflito no Oriente Médio e tensão global

Colunista fala sobre os impactos no preço do barril de petróleo após os bombardeios realizados no Líbano e em Israel, além dos impactos secundários com a tensão global dos países aliados

A colunista Juliana Rosa, da BandNews FM, analisou durante a manhã desta sexta-feira (4) os impactos do conflito no Oriente Médio - com a intensificação dos bombardeios de Israel à capital do Líbano e os ataques do Irã ao território israelense - e possíveis repercussões dos acontecimentos, como a defesa dos Estados Unidos aos ataques realizados por Israel.

De acordo com a jornalista, houve uma disparada no preço do barril do petróleo Brent, que saiu da casa dos US$ 70 para atingir os US$ 80 após os ataques a Beirute.

Um dos fatores que podem explicar o aumento nos preços do barril foi a fala do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que disse haver a possibilidade de acontecer um ataque às refinarias do Irã.  

Atualmente, o país iraniano é o sétimo maior produtor de petróleo no mundo, com uma produção de cerca 3,9 milhões de barris por dia - ou 5% da demanda mundial.

Tópicos relacionados