Juliana Rosa: PIB fica acima do previsto, mas não reflete no bolso do brasileiro

Colunista da BandNews FM analisa o crescimento de 1,9% do PIB no 1º trimestre de 2023

Da Redação

A colunista de economia da BandNews FM, Juliana Rosa, diz que o resultado do PIB veio mais forte que o previsto pelo mercado financeiro e que o governo tem motivos para comemorar o resultado divulgado pelo IBGE nesta quinta-feira (1).

No primeiro trimestre de 2023, a alta foi de 1,9% na comparação com os últimos três meses do ano passado. O crescimento foi puxado pelo agronegócio, que avançou 21,6% no período - o melhor resultado desde 1996. Juliana Rosa afirma que o desempenho se deve às safras recordes e ao momento vivido pelo setor.

"Quando a gente vai olhar os detalhes, o que se destaca é o setor agrícola. O principal motor da economia brasileira. Já se previa que a agropecuária seria responsável por mais da metade do crescimento do PIB porque a safra é recorde em várias culturas: soja, milho, café", frisou.

Para a colunista de economia da BandNews FM, com o resultado do primeiro trimestre, a previsão para o crescimento do PIB em 2023 deve ser maior, mas a sensação de melhora no cenário ainda não é sentida no cotidiano dos brasileiros.

"Interessante a gente notar que a previsão pro ano deve melhorar, mas a sensação é que não é uma economia que todo mundo tá sentindo que tá muito melhor. É um PIBão, mas as pessoas sentem como se fosse um PIBinho, porque está muito focado no agro", concluiu.

O Boletim Focus do Banco Central divulgado no início da semana apontava uma expectativa de alta de 1,26% da economia brasileira para o ano. Bancos privados, no entanto, já aproximam as previsões dos 2%.