O mercado financeiro tem reagido bem nesta segunda-feira (03) ao resultado que saiu das urnas na noite de domingo (02). Analistas ouvidos pela colunista de economia da BandNews FM, Juliana Rosa, afirmam que na busca por apoio no segundo turno, um discurso mais moderado na política econômica é esperado.
Às 13h30, a Bolsa de Valores de São Paulo tem alta de 4,60%, cotada em 115 mil pontos, e o dólar opera em baixa de 4,09%, valendo R$ 4,174. Os valores podem mudar até o fechamento do mercado, às 17h.
No entanto, a previsão é de instabilidade no mercado de ações por conta das falas que vão ocorrer ao longo dos próximos 28 dias de campanha em segundo turno.
A consultoria Tendências também observa que as promessas já realizadas pelas campanhas de Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, e Jair Bolsonaro, do PL, custam R$ 280 bilhões. De onde sairá este dinheiro para não furar o teto de gastos é observado pelos investidores.
Os economistas também indicam que é preciso observar as promessas de reformas indicadas pelos candidatos. As mudanças tributárias são vistas como prioritárias e conforme os políticos se posicionarem, o mercado vai reagir pouco a pouco.