A analista de economia Juliana Rosa participou do Jornal BandNews FM, na manhã desta quarta-feira (26) e comentou a respeito da melhora na nota de crédito do Brasil na agência de classificação de risco Fitch. O órgão elevou a nota brasileira de BB- para BB, com perspectiva estável.
Segundo a jornalista, o resultado demonstra que há um aumento na confiança do empresariado e investidor estrangeiro com a economia local, mesmo que o Brasil ainda esteja com altos juros - atualmente, a Selic encontra-se em 13,75%.
"Isso mostra como o Brasil está sendo visto com confiança pelos investidores mundo afora. É muito importante para nós, quando começarmos a baixar juros, baixar para valer e não subir mais."
Rosa ressaltou que as recentes políticas públicas promovidas pelo Banco Central, Congresso Nacional e pelo Palácio do Planalto, como a redução da inflação - com deflação no mês de julho - e a reforma tributária possibilitaram a elevação da nota de crédito.
Melhoras nas notas de crédito
Por fim, Juliana relembrou que não outras agências de classificação de risco já melhoraram a avaliação sobre a economia brasileira. Isso porque, em junho, a Standard&Poor's também elevou a nota do Brasil de estável para positiva, a primeira mudança desde 2019.