A colunista Juliana Rosa, da BandNews FM, afirmou nesta sexta-feira (18) que as incertezas políticas que rondam o governo federal passaram a impactar o cenário econômico.
Esse é um dos fatores que explica as 13 quedas consecutivas que a Bolsa de Valores sofreu, um número recorde desde o início da série histórica.
Juliana destacou que o marcado financeiro é o termômetro do clima econômico do país, ou seja, há a possibilidade da percepção pública passar a mudar sobre a economia.
No cenário externo, os problemas do setor imobiliário da China impõem um desafio à gigante asiática, que podem gerar preocupações ao Brasil por se tratar do principal parceiro comercial.
Nos Estados Unidos, os norte-americanos estão com dificuldades para abaixar a inflação e o Banco Central local afirmou que pode voltar a aumentar os juros. O risco de recessão da maior economia do mundo é visto com cautela.
Juliana ressalta, no entanto, que o clima nacional é de incertezas. Enquanto há a possibilidade do cenário econômico melhorar, com a renegociação das dívidas dos brasileiros e a queda na taxa Selic são boas notícias. No entanto, o fisiologismo e as discussões políticas impedem que pautas importantes como a reforma tributária e o marco fiscal avancem no Congresso.