Juliana Rosa: Indústria e Serviços puxam PIB com queda da Covid

Colunista de economia da BandNews FM aponta que a aprovação de reformas fiscais e tributárias podem melhorar o cenário econômico em 2023

BandNews FM

A colunista de economia da BandNews FM, Juliana Rosa, aponta o aumento na circulação de pessoas nas ruas como o principal fator para a alta do PIB em 2022 e destaca que o governo federal pode criar um ambiente que favoreça um crescimento acima do esperado para 2023.

O Produto Interno Bruto do ano passado cresceu 2,9%, com elevação do setor de Serviços (4,2%) e da Indústria (1,6%), enquanto a agropecuária fechou o ano com queda (-1,7%).

De acordo com Juliana Rosa, o crescimento do PIB foi puxado pela movimentação econômica do primeiro semestre de 2022, quando os casos da Covid-19 caíram e mais pessoas voltaram a circular pelas cidades.

Ela explica que isso resultou em uma elevação da movimentação financeira em bares, restaurantes, estabelecimentos ligados ao entretenimento e nos comércios, empresas que compõem o setor que mais cresceu no ano.

Na indústria, destaque para o setor do saneamento: eletricidade e gás, água, esgoto e atividades de gestão de resíduos apresentam alta de 10,1%. Outro ponto positivo foi o setor de construção, aumento de 6,9%.

Por outro lado, a guerra na Ucrânia e dificuldades com o clima resultaram em uma queda de 1,7% da agropecuária. A pecuária e a pesca alcançaram dados positivos, mas não foram suficientes para reverter o quadro.

No entanto, apesar da expectativa de crescimento do PIB em 2023 entre 0,8% e 1%, a colunista de economia da BandNews FM aponta que o agro deve ser o grande destaque deste ano.

Juliana Rosa destaca ainda que a aprovação de reformas fiscais, principalmente a tributária, podem fazer com o que o Brasil cresça acima do esperado.