Juliana Rosa: Governo teme protestos no G20 e atrasa anúncio de corte de gastos

Fontes no Governo afirmam quea medida já está pronta, mas que o presidente foi alertado que algumas das alterações podem gerar insatisfação em categorias, principalmente entre professores e policiais

O Governo Federal optou por anunciar o pacote de corte de gastos até o fim do G20, que acontece no Rio de Janeiro, por medo de protestos durante a presença de líderes mundiais. 

A informação é da colunista da BandNews FM Juliana Rosa. A jornalista conversou com fontes no Governo que afirmaram que a medida já está pronta, mas que o presidente foi alertado que algumas das alterações podem gerar insatisfação em categorias, principalmente entre professores e policiais.

A jornalista especializada em economia ressaltou que dois pontos do pacote devem ser as principais queixas na educação:

Uma delas é a mudança na regra de crescimento de despesas ligadas à educação. Hoje, toda vez que a arrecadação de impostos cresce, um porcentual mínimo é destinado para saúde e para educação. E esse crescimento pode ser limitado e diminuir. Outro ponto que pode gerar insatisfação é alteração do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), o que se discute é uma possibilidade de uma parte maior do que os atuais 30% entrem nos gastos gerais com educação.

No caso dos policiais, os cortes devem atingir os “penduricalhos”, para evitar que alguns integrantes recebam os chamados “supersalários”, que superam o teto do funcionalismo público.

De acordo com Juliana Rosa, o pacote deve cortar, inicialmente, R$ 30 bilhões em gastos.

Tópicos relacionados