A crise gerada pela demora da aprovação do pacote do corte de gastos passa muito pela falta de confiança do governo no projeto, é como avalia Juliana Rosa, colunista de economia da BandNews FM.
“Falta convicção do governo Lula de que é necessário ter ajuste fiscal. Fica muito esse discurso populista, de que estamos protegendo os pobres, mas quando você vê a redução da extrema pobreza recentemente, ela obviamente tem um apoio fundamental dos benefícios sociais, mas principalmente mostram os dados, do mercado de trabalho. Parece que é um governo que não acredita que a economia, estando bem saudável, com inflação controlada, vai gerar emprego”, disse Juliana Rosa.
O dólar chegou a bater um recorde histórico de R$ 6,20 na manhã desta terça-feira (17), mesmo com mais um leilão de moeda estrangeira promovido pelo Banco Central. Ele só começou a cair após o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), afirmar que reforma Tributária e o PLP 210, projeto de lei do pacote fiscal, serão votados hoje.
O Congresso precisa encerrar uma série de votações até sexta-feira (20), início do recesso parlamentar. Entre elas estão a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e o Orçamento de 2025 (LOA). Além disso, continuam em pauta a Reforma Tributária e o pacote de corte de gastos.
O corte de gastos começou a ser discutido quando o dólar chegou na casa dos R$ 5,70, mas sou foi fechado no fim de novembro, após múltiplas reuniões entre ministros.
“Falta alguém falar firme, a liderança do Congresso, o próprio ministro Fernando Haddad, mostrando a gravidade da situação”, disse a colunista.