Juliana Rosa: Economia dá sinais de desaceleração após BC voltar a subir juros

Colunista analisou o cenário de inflação e juros da economia brasileira para os próximos meses e informou que o Banco Central não deve promover um novo ritmo de alta nos juros

A colunista Juliana Rosa, da BandNews FM, analisou durante a manhã desta quarta-feira (27) o cenário econômico do Brasil. De acordo com a especialista, a economia já dá sinais de desaceleração após o novo ciclo de alta de juros promovido pelo Banco Central.

Ontem, foram divulgados os dados da prévia da inflação de novembro e, segundo Rosa, o índice inflacionário veio "muito salgado" e já estoura o teto da meta prevista pelo governo federal para o ano.

Juliana ressalta que há uma discussão no Banco Central para não acelerar o ritmo de alta dos juros, já que há indicadores que mostram que a economia deve perder força nos próximos meses.

Um dos fatores que mostram essa possível desaceleração é a perda de fôlego da inflação de serviços, que encontrava-se pressionada por conta do mercado de trabalho aquecido.

"Quando tem muita gente empregada e você precisa de uma boa mão de obra, você precisa pagar mais. O aumento salarial estava se refletindo nesses serviços. O que a gente percebe em dados mais recentes é que essa inflação de serviços está perdendo fôlego", explicou.

Rosa também pontuou que será interessante acompanhar o quanto o Banco Central precisará carregar a alta de juros para controlar a inflação e mantê-la na meta nos próximos meses.

Tópicos relacionados