Juliana Rosa: Dólar dispara pois mercado não crê que governo irá diminuir gastos

Colunista repercutiu a valorização da moeda norte-americana; equipe econômica informou que pretender anunciar um corte de até R$ 50 bilhões nas contas públicas

BandNews FM

A colunista Juliana Rosa, da BandNews FM, analisou durante a manhã desta segunda-feira (21) a alta no dólar e as expectativas do mercado quanto a possíveis cortes de gastos do governo federal.

De acordo com a jornalista, uma das ações que estão 'na mira' da equipe econômica seria o abono salarial - um programa que paga um décimo quarto salário para quem recebe até dois salários mínimos com carteira assinada.

"Há dados mostrando que, não necessariamente, o abono vai para quem é pobre, mas sim para quem está no começo da carreira e não necessariamente atinge pessoas que precisam de ajuda do governo", disse.

Outro programa que pode sofrer alterações é o seguro-desemprego, já que o desemprego está no menor patamar em 10 anos e os gastos com o seguro também estão em níveis recordes. 

"Há algum problema no seguro desemprego que faz com que o governo gaste mais como seguro quando o desemprego está muito baixo", analisou.

"A questão da expectativa do pacote, que a equipe econômica está prometendo, de equilíbrio fiscal, você tem uma dúvida porque o governo pode acreditar que é importante ter um compromisso com o equilíbrio fiscal para poder baixar o dólar e aliviar a inflação. Por outro lado, falta convencer o presidente Lula", finalizou.

Tópicos relacionados