Juliana Rosa: Dólar a R$ 6 é reflexo das influências políticas nas decisões econômicas

Colunista informa que a decisão de anunciar uma ampliação na isenção do Imposto de Renda junto do pacote de corte de gastos foi uma decisão do presidente Lula, que contrariou a equipe econômica

A colunista Juliana Rosa, da BandNews FM, analisou durante a manhã desta sexta-feira (29) a alta do dólar após os anúncios realizados pelo ministro Fernando Haddad, da Fazenda. Atualmente, a moeda norte-americana passou a ser operada, pela primeira vez na história, acima dos R$ 6.

Segundo a jornalista, a alta cotação do Dólar frente ao Real trata-se do reflexo de uma maior influência políticas nas decisões da equipe econômica.

Juliana conta que a decisão de unir, em um anúncio só, a ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda junto do pacote de corte de gastos do governo veio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Ainda de acordo com a especialista, a equipe econômica tentou convencer o mandatário de que, ao separar os anúncios, eram boas as chances de que o governo colhesse maiores resultados e aprovação, uma vez que ambas eram necessárias. No entanto, o anúncio de ambas de uma só vez causou confusão no mercado.

"No final, a equipe econômica perdeu força nessa discussão. O presidente Lula falou que o pacote [apenas com corte de gastos] estava muito feio. 'Vamos deixá-lo mais bonitinho'. Isso que o presidente falou para a equipe econômica, e anunciou esse pacote achando que não ficaria feio, mas saiu esse 'monstrengo' que não causou impacto positivo. E o estresse continua", analisou.

Tópicos relacionados