Juliana Rosa: Desvincular o salário mínimo aos programas sociais pouparia R$ 35 bi

Colunista analisa as possibilidades do governo federal diminuir os gastos públicos

A colunista Juliana Rosa, da BandNews FM, analisou durante a manhã desta terça-feira (22) as possibilidades que o governo federal tem para diminuir os gastos.  

Uma das possibilidades, de acordo com a jornalista, seria a desvinculação do salário mínimo a ganhos reais. Dessa maneira, os aumentos seriam realizados de acordo com a inflação.  

Programas sociais continuariam a ter seu aumento de acordo com a taxa inflacionária e não perderiam poder de compra, além do governo economizar R$ 35 bilhões.

Outra medida pontuada pela colunista seria a vinculação da saúde e da educação. Estes setores têm um percentual mínimo que garante investimento nessas áreas, mas Juliana ressalta que chegou o momento de medir a eficiência destes gastos.

"O que a gente vê, é que a arrecadação, como cresceu muito e tem um percentual mínimo, automaticamente essas áreas recebem mais, sem uma política de eficiência. O governo precisa entender que não adianta jogar dinheiro nas políticas públicas, precisa ver se está tendo retorno para a sociedade", analisou.

Tópicos relacionados