Juliana Rosa: “Crescimento de 1% da economia era esperado pelo mercado”

Bons resultados do primeiro trimestre podem não permanecer com a imprevisibilidade econômica mundial e o período eleitoral

BandNews FM

A elevação de 1% do Produto Interno Bruto do País no primeiro trimestre de 2022, quando comparado ao quarto trimestre do ano passado, não surpreende o mercado que já esperava esse resultado.

A colunista de Economia da Rádio BandNews FM Juliana Rosa explica que o setor de serviços é o grande destaque do crescimento da economia brasileira.

Isso porque o público de alta renda, que durante o período de isolamento social comprou bens, agora está voltando a consumir serviços como restaurante, viagens e cultura.

Já a queda de 0,9% no setor agropecuário do país no primeiro trimestre deste ano deve ser revertida ao longo deste 2022 com a previsão de colheita recorde para este ano. O setor teve uma queda de 8% na comparação anual. O campo costuma sustentar o crescimento do Produto Interno Bruto.

A colunista de economia da BandNews FM, Juliana Rosa, lembra que problemas climáticos agravaram a produção nacional, corroborando para o resultado negativo do primeiro trimestre.

No entanto, a jornalista acredita em uma perspectiva de melhora para o setor, sobretudo, devido à elevação no preço das commodities.

Se alguns dados surpreenderam, afastando as previsões de recessão para o Brasil neste primeiro semestre, a colunista de Economia da Rádio BandNews FM alerta que o otimismo não significa um crescimento expressivo da economia nacional.

Já a inflação e os juros elevados devem desacelerar o consumo no segundo semestre de 2022.