Juliana Rosa: Crescimento da economia em 2024 pode equalizar as contas públicas

Colunista falou sobre estudo que prevê uma 'linha de corte' de 2,5% para o aumento do PIB no próximo ano; caso o crescimento atingisse esse patamar, a arrecadação seria o suficiente para zerar o déficit no âmbito federal

BandNews FM

A colunista Juliana Rosa, da BandNews FM, falou nesta terça-feira (29) a respeito da possível tributação dos fundos exclusivos e da tentativa do governo federal em aumentar a arrecadação para equalizar as contas públicas.

Segundo a especialista, há um estudo compartilhado por economistas e interlocutores do Banco Central que apontam para a necessidade de aumento de R$ 100 bilhões na arrecadação e que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) no próximo ano será decisivo para a equalização das contas públicas.  

"Há uma discussão sobre o quanto que o governo conseguirá 'fechar as contas' a depender do tamanho do crescimento da economia brasileira. Me disseram que, se a economia crescer 2,5%, podemos ter um aumento de arrecadação natural com crescimento e as contas fecham."

No entanto, o mercado financeiro prevê um crescimento de apenas 1,5%, o que inviabilizaria ao Planalto uma eventual equilíbrio fiscal nas contas públicas.

Como forma de aumentar a arrecadação, o governo passou a implementar uma série de medidas arrecadatórias, como tributação de apostas esportivas e de fundos exclusivos.