UOL - O melhor conteúdo

Juliana Rosa: Queda de braço entre EUA e China abre 'caixa de Pandora' na economia

Colunista analisou as consequências da guerra tarifária entre as duas maiores potências econômicas; Casa Branca pede para Pequim recuar, mas chineses avisam que não vão retroceder

A colunista Juliana Rosa, da BandNews FM, analisou durante a manhã desta sexta-feira (8) as possíveis consequências da guerra tarifária iminente entre Estados Unidos e China.

Para a jornalista, o embate entre as duas maiores potências econômicas do mundo pode abrir uma perigosa "caixa de Pandora" - artefato mitológico grego que tem como símbolo a origem dos males da humanidade.

"Ninguém sabe onde vai parar. Abriu-se uma 'caixa de Pandora' muito perigosa, que é esse jogo entre China e Estados Unidos. É uma briga de cachorro grande, onde há uma queda de braço para ver quem fala mis alto", analisou.

Juliana ainda relembrou que, durante a primeira passagem de Donald Trump pela Casa Branca, não houveram tarifas tão altas em comparação com essa segunda gestão.

"Estamos vivendo um ambiente onde ninguém sabe o tamanho do problema. O PIB global, na crise de 2018, no governo Trump, teve um recuo de 0,7 pontos percentuais. [...] Isso com barreiras que nem chegam perto de barreiras nesse momento", completou.

Tópicos relacionados

Aceitar cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Aceitar