A colunista Juliana Rosa, da BandNews FM, analisou a alta do dólar durante a manhã desta quarta-feira (6). Após o anúncio de Donald Trump como presidente eleito nos Estados Unidos, a moeda norte-americana teve forte valorização e quebrou a barreira dos R$ 6.
De acordo com a analista, este será o início do "caos do dólar", já que o retorno de Trump à presidência acontecerá em um cenário "sem freio". Além da presidência, o partido Republicano terá o controle do Congresso e contará com uma Suprema Corte conservadora.
"É um Trump que tem uma vitória acachapante. Se tinha alguma visão de que a promessa de campanha poderia ter algum tipo de freio entre os republicanos, de aparar arestas em propostas mais duras, com essa vitória, ele é visto como potencial de implementar medidas mais radicais", disse.
"A grande preocupação neste momento é a inflação. É uma perspectiva de que os juros vão ser pressionados para cima, nos Estados Unidos. Guerra tarifária, novamente, com a China. Trump promete, para reduzir impostos locais, para estimular a economia loca, é compensar com aumento de imposto de importação. Promessa de 60% de imposto sobre a China, e pelo menos 10% de imposto aos demais países", disse.
A consequência dessas promessas seria o encarecimento de preços, o que implementaria uma barreira comercial. Além dos países exportadores, Europa também demonstra preocupação com a eleição de Trump.
"Outra questão preocupante é que a China tem um potencial de ter um impacto no seu PIB de um ponto percentual a menos com a implementação dessas barreiras agressivas", analisou.