Juliana Rosa: BC deve aumentar novamente a Selic, e segurá-la em alta por mais tempo

Colunista analisou o cenário econômico no Brasil, que conta com uma alta do dólar e uma incerteza mundial após a eleição de Donald Trump nos EUA; jornalista também cobra o pacote de corte de gastos

A colunista Juliana Rosa, da BandNews FM, analisou durante a manhã desta quinta-feira (7) o cenário econômico do Brasil. Ontem, o Banco Central anunciou um novo aumento da taxa Selic, que subiu 0,5 ponto percentual e chegou a 11,25%.

De acordo com a analista, é provável que o ciclo de altas na taxa básica de juros ainda não tenha acabado e na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) o BC aumente novamente a Selic.

Em nota, o Banco Central afirmou que uma das principais causas da alta foi o "ambiente externo" que "permanece desafiador, em função, principalmente, da conjuntura econômica incerta nos Estados Unidos, o que suscita maiores dúvidas sobre os ritmos da desaceleração, da desinflação e, consequentemente, sobre a postura do Fed".

Rosa destacou esse trecho da nota do Bacen e afirmou que há um clima de incerteza mundial com a volta de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos - junto da maioria republicana no Congresso.

"Por enquanto, se vê um Banco Central que não vai ficar especulando. [...] Vimos que o dólar subiu com força, mas no final do dia, o dólar fechou em queda. Foi a única moeda que teve valorização, o Real, do que as outras moedas importantes no mundo. Temos que espera para ver o quanto o Trump vai colocar em prática as promessas de campanha", finalizou.

Tópicos relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.