A colunista Juliana Rosa, da BandNews FM, comentou durante a manhã desta terça-feira (8) sobre a divulgação da ata do Comitê de Política Monetária (Copom) sobre a última reunião do grupo, que culminou num corte de 0,5 ponto porcentual na taxa de juros.
A jornalista pontuou que a ata da última reunião do Copom mostra que o grupo segue o compromisso de basear-se em decisões técnicas, como a queda na inflação e a melhora na expectativa inflacionária para os próximos meses.
Há, ainda, segundo a ata, a expectativa de que a taxa de juros siga uma trajetória de queda moderada nas próximas reuniões.
"Eles falam de forma muito clara que pretendem cortar juros, mas não de maneira tão rápida quanto o otimismo mostrou, de maneira exagerada."
Juliana destaca que houve uma conversa entre os pares do Copom sobre uma possível leniência do Banco Central no combate à inflação.
O Copom, no entanto, ressaltou que, mesmo com a saída de dois diretores e a indicação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a outros dois membros para o alto escalão do BC, o compromisso segue linha de responsabilidade econômica.
"Independente se houve mudança de direção, o que vai acontecer, vão entrar cada vez mais diretores indicados pelo governo Lula, o Banco Central ressaltou por escrito que a credibilidade e a reputação estão garantidos", finalizou.