A colunista Juliana Rosa, da BandNews FM, comentou sobre a aprovação do arcabouço fiscal na Câmara dos Deputados por 379 votos a favor e 64 votos contra - texto segue para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
De acordo com a especialista, o marco fiscal deverá limitar o endividamento do governo federal e diminuir a insegurança em relação aos possíveis investidores.
"Essa regra vai permitir a continuidade de que o governo busca responsabilidade ao gastar."
Juliana pontuou, em seguida, que o Planalto terá à partir de agora o desafio de cumprir a regra estabelecida pelo Ministério da Fazenda, comandado por Fernando Haddad.
"Como o governo fez a regra, não para cortar gasto, mas para aumentar, ele terá de aumentar a receita para equilibrar as contas. Mas o aumento de arrecadação é muito alto, para entregar o que estão prometendo. Precisam de uma arrecadação a mais de R$ 170 bilhões. Vamos ver de onde virá esse dinheiro."
A economista considerou como "fundamental" a aprovação do arcabouço fiscal, já que a medida prevê certa previsibilidade no caminho que a economia brasileira seguirá nos próximos anos.