Juliana Rosa: Alta na inflação está acelerada e meta não deve ser cumprida novamente

Colunista analisou a divulgação prévia do índice da inflação na economia brasileira em março de 2025; governo divulgou que houve uma alta de 0,64% nas últimas semanas

A colunista Juliana Rosa, da BandNews FM, analisou durante a manhã desta quinta-feira (27) a divulgação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – 15 (IPCA-15) do mês de março.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), houve uma alta de 0,64% em março nos índices inflacionários. Mesmo em alta, representa um recuo em comparação com fevereiro.

"Essa inflação menor já era esperada. No mês passado houveram efeitos pontuais, teve uma distorção por conta da energia. Março volta aos patamares normais, em torno dos valores médios que a energia elétrica tem no bolso dos brasileiros", explicou.

Ainda de acordo com Juliana, a inflação está "muito alta" e deve bater o estouro da meta imposta pelo governo pelo segundo ano consecutivo.

"É uma inflação ainda muito alta, acumula nos últimos 12 meses um total de 5,26% de inflação. Lembrando que a meta é de 3%, e a inflação segue acelerando. É mais alta que a do ano passado, de 4,8%", disse.

Tópicos relacionados