O novo presidente da Petrobras, José Mauro Ferreira Coelho, espera que o Brasil seja o quinto maior produtor de petróleo e gás natural do mundo até 2030. A declaração foi dada durante cerimônia de posse nesta quinta-feira (14).
De acordo com o presidente, atualmente o país ocupa o sétimo lugar com uma produção bruta de gás natural de 98 milhões de metros cúbicos por dia. Segundo ele, essa potência enérgica vai elevar o cenário nos próximos anos.
O nome de José Mauro Ferreira Coelho foi aprovado pelos membros do conselho da estatal na quarta-feira.
Indicado pelo presidente Jair Bolsonaro, o empresário foi presidente do conselho de administração da Pré-Sal Petróleo e ocupou, até o ano passado, o cargo de secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia.
O novo presidente afirmou ainda que a empresa está preparada para atender o mercado doméstico e global.
Ele também destacou alguns pontos do plano estratégico para alavancar o crescimento da Petrobras, como: redução ds custos de extração de petróleo e gás natural para ampliar a competividade da estatal, a substituição total até 2026, da produção de Diesiel 500, que possui maior teor de enxofre e é mais poluente, pelo Diesel 10 com menos emissões.
Além disso, o empresário disse ainda que vai investir em novos projetos sócios ambientais, programas relacionados aos direto humanos e na solução de problemas sociais e ambientais.