O Jornal da Band estreia uma nova fase nesta segunda-feira (5), com o início de um novo formato para levar ao público o melhor do jornalismo com muitas novidades e, como já é tradição, transmissão simultânea da BandNews FM, a partir das 19h20. Depois de muitos testes, a nova etapa está pronta para começar.
Os apresentadores Adriana Araújo e Eduardo Oinegue ancoram o Jornal da Band nesta nova fase, que estreia segunda-feira. Paloma Tocci traz as notícias do esporte, Lana Canepa informa os bastidores da política, Juliana Rosa os comentários de economia e Joana Treptow apresenta a previsão do tempo.
“O Jornal da Band é uma história permanente de aperfeiçoamento e mudanças, mas agora nós estamos dando um salto de qualidade, talvez o maior salto de qualidade da história do jornal, no ritmo da evolução da sociedade e da tecnologia. A velocidade das mudanças é um desafio, é uma exigência, mas para nós é também um estímulo”, ressalta o diretor nacional de jornalismo do Grupo Bandeirantes de Comunicação.
Novo cenário, mais possibilidades, e um jeito diferente de dar a notícia, mas com a credibilidade de sempre, usando a tecnologia. O pacote gráfico do jornal também foi renovado. Um novo logo, uma nova vinheta e as artes que vão ilustrar as reportagens dão uma nova identidade visual ao Jornal da Band. A âncora Adriana Araújo aponta que a modernidade não está só no visual, mas também na maneira de transmitir as informações. “Você não pode mais fazer um jornal distante. Você tem que buscar uma conexão mesmo com o público, estar perto. A gente está conversando com quem está em casa e a gente está conversando entre a gente também. Essa eu acho que é a dinâmica que hoje as pessoas esperam. Elas não querem ser informadas como se a gente estivesse em um pedestal. A gente está aqui juntinho, está perto. Estou muito honrada, muita grata, pela confiança no meu trabalho. É um prazer assumir aqui ao lado do [Eduardo] Oinegue, que é uma pessoa que conheço há tanto tempo, e com um time muito envolvido, muito comprometido”, pontua.
“O Jornal da Band tem a tradição e é querido porque é dinâmico. Então a gente vai ter aquela quantidade de notícia, talvez um pouco mais, um pouco menos, conforme o jornal, mas a gente terá condições de entregar mais clareza porque tem mais tecnologia também”, explica o âncora Eduardo Oinegue.
Possibilidades que o novo cenário oferece, como detalha o diretor artístico do projeto, Nano Iglesias: “A ideia do cenário é que seja um pouco mais fluido. Com uma grua que vai poder ter mais mobilidade, com câmeras que estão em outro espaço. A ideia é que tudo isso seja incluído no novo formato”.
Por trás das câmeras, todo o time de jornalistas da Band comprometido com a notícia bem apurada. “É uma atualização e com essa missão do jornalismo profissional, da comunicação social profissional. Não existe outra forma de combater a desinformação que não a comunicação social profissional. A realidade factual, os fatos. O jornalismo é fundamental, é indispensável”, diz o diretor de conteúdo jornalístico da Band, André Basbaum.
“Agora a gente vai conseguir aliar essa modernidade, vai conseguir aliar essa tecnologia a toda essa credibilidade que o Grupo já carrega há mais de 80 anos. Seja na área de jornalismo, de esporte, do entretenimento e tantos outros produtos que a gente sabe que a gente pode levar com muita qualidade para o público que nos acompanha”, afirma o diretor nacional de conteúdo do Grupo Bandeirantes de Comunicação, Rodolfo Schneider.