O Comitê Olímpico Internacional (COI) confirmou nesta segunda-feira a inclusão de cinco modalidades no programa para os Jogos de Los Angeles, em 2026. São eles: críquete, flag football, squash, beisebol/softball e lacrosse.
A aprovação se deu pela comissão ligada ao COI, que se reuniu em Mumbai. Dos 90 membros presentes, apenas dois foram contrários à proposta - Tidjane Thiam, da Costa do Marfim, e William Blick, de Uganda. A dupla expressou preocupação que as modalidades não são muito praticadas na África, algo não considerado pelo presidente da entidade, Thomas Bach.
A escolha desses cinco novos esportes está alinhada com a cultura esportiva americana e apresentará esportes americanos icônicos ao mundo, ao mesmo tempo que trará esportes internacionais para os Estados Unidos.
A grande novidade da lista é o flag football, que consiste numa variação do futebol americano com menos contato físico. Ao invés de derrubar o adversário com um tackle, o atleta deve retirar uma fita (a flag) que está presa a um cinto na cintura do rival.
Em relação ao squash, a modalidade é efetivada no programa após duas décadas de luta.
Lacrosse é uma modalidade muito difundida nas universidades dos EUA e terá uma versão reduzida para a Olimpíada, com apenas seis jogadores de cada lado. O críquete também será ajustado em uma versão menor, chamada twenty.
Tanto um, quanto o outro, esteve nos Jogos, no início do século passado, há mais de cem anos.
O beisebol, que tem a versão feminina chamada de softbol, está de volta ao programa após sair para Paris 2024.